Crianças, Cuidado!

Crianças, Cuidado!
Amor de mãe, amor de irmãos

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O Terceiro Filho





O TERCEIRO FILHO

O terceiro filho é livre e liberta
É a fluidez, um querer melhor
É o amor pelo pai e o amor pelos irmãos
Ele vem reescrever a história dos outros filhos
Vem quebrar com certa polaridade entre dois irmãos
Distribuir melhor as expectativas dos pais
Ele é o último filho ou a chamada e a abertura pro quarto, quinto, sexto filho
É sair do lugar comum
O terceiro filho é mais facilmente criado para a vida, para o mundo, entregue a Deus.
O último filho, em diversas passagens das Sagradas Escrituras, é o filho a ser escolhido por Deus para seguir Seus caminhos (o primeiro já fora escolhido pela sociedade).
O terceiro filho me faz pensar bastante no primeiro e no segundo, a me alegrar e a chorar por eles.
É o aprendiz e o aprender dos mais velhos
A regressão e o salto de aprendizagem dos irmãos
O terceiro filho nasce numa família mais estruturada e com rotina
É o meu desapego
É o me organizar melhor
É o certificado de super pai e super avó
É mais uma face de mim revelada
É a certeza da escola pública e da luta por ela
É o carro cheio e funcionando de verdade
O terceiro filho é um mimo
É presente
É o Amor ao Cubo


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CARRINHO DUPLO SALVA

Faz um tempão que não escrevo aqui por estar organizando o projeto Roda de Vivências: http://www.rodadevivencias1.blogspot.com.br/
Tem uma fileira de reflexões que quero postar. Aos poucos vai...

Anteriormente postei o "Wrap Sling Salva" agora é a vez de homenagear o Carrinho Duplo.
Merecida homenagem. Sim. Agora que Ceci cresceu um tiquinho mais e João quer fazer tudo o que a irmã faz, o carrinho duplo foi a salvação. Principalmente porque passeio só com dois bebês (quase gêmeos, rs) nos dias de semana.

Nos finais de semana nas saídas com o maridão, família e amigos também salva. Além de carregar os dois, carrega a parefernalha toda. Roupas, fraldas, brinquedos, comidas... Carrega também as parefernalhas dos pais: bolsas, instrumentos musicais, casacos, celular, chaves...

E o melhor: os dois pequenos dormem no carrinho, que deita. Assim dá até pra curtir outras coisas, comer sossegada enquanto eles dormem. Praticamente uma cama móvel que dá pra colocar pertinho da gente, na sombra, longe do barulho...

Só cuidamos para ser um mais compacto para passar nas portas. Facilitou a vida também ter um carro doblo. O porta malas é imenso e o carrinho entra inteiro, sem precisar dobrar nem tirar as coisas de dentro e penduradas.

Esses dias fui ao zoológico com só com os dois. Foi um dia divertido demais. No final estava morta de cansada. E eles também. Voltei com os dois no carrinho e eles dormiram feito anjinhos lá dentro. Quase que pude sentar e almoçar tranquila!!! Se não fosse um sujeito que começou a gritar na mesa ao lado (era um guarda do zoo que estava fazendo brincadeira com o pipoqueiro lá do outro lado da rua). Sempre tem alguém sem noção.

Deviam ensinar nas escolas que se deve ter cuidado e delicadeza ao ver crianças dormindo no carrinho e uma mãe tentando almoçar.... ehehhehe

Eis uma fotinho do dia:



quinta-feira, 25 de julho de 2013

SONHO MEU: CASA DO MUNDO



Quero construir/ter/oferecer/desenvolver um ‘lugar’.
Está difícil classificar o que seria, mas é um pouco e também bastante diferente de uma escola, centro artístico, casa, parque.

Bom, vou tentar explicar:
Pode se chamar ESPAÇO VIVENCIAL CASA DO MUNDO. Uma proposta que visa reunir mães, pais, artistas, educadores e pessoas interessadas na criação e educação do ser humano. Esse espaço seria um lugar destinado ao descanso, lazer e desenvolvimento de atividades criativas humanas. O descanso e o lazer entendidos como aspectos essenciais para uma boa qualidade de vida do indivíduo e as atividades criativas como meios de comunicação inseparáveis da condição humana.

Esse projeto compreenderia o fenômeno da aprendizagem em todas as instancias da vida e trabalharia em especial com a observação e prática das artes, contemplação da natureza, reflexão sobre a vivência individual e coletiva no mundo. Assim a proposta integraria seres humanos tendo como principais aliados a dança, a música, a culinária – todas essas práticas vivenciadas com ênfase na experimentação – além da vivência na natureza.

O ESPAÇO VIVENCIAL CASA DO MUNDO poderia ser encarado como:

- Um lugar para ensaios e encontros de educadores, pensadores, artistas e grupos, famílias. Um lugar propício para vivenciar práticas culturais, ensaiar, participar das práticas junto a seus filhos e demais crianças.

- Um lugar interessante para o contra turno escolar (ou quem sabe, a própria ‘escola’). Nesse contexto os pais são incentivados a ficarem com seus filhos que poderão circular livremente no espaço, a partir da sua necessidade física e/ou interesse por alguma atividade.

Como já mencionado, o objetivo do projeto seria proporcionar a criança, jovem e adulto um espaço de descanso e lazer além de vivências culturais e educacionais abrangentes. Seria um serviço de qualidade para população que busca melhor qualidade de vida. Tudo isso através dos encontros de diferentes idades, desenvolvendo atividades criativas com indivíduos e grupos e ainda formando pessoas capacitadas para monitoramento das salas de atividades.


ESPAÇO
Grande área verde.  Lembrando as universidades e parques da cidade.
Ao centro módulos/salas... Grandes salas, algumas de vidro, e, espaços encobertos.


MÓDULO
DESCRIÇÃO
1.
Alimentação
Dois ambientes: Onde se prepara a comida e onde se come. Cozinha e grande mesa.
2.
Sono
Ambiente tranquilo, silencioso, com pouca luminosidade equipado de com colchões, almofadas, redes, tapetes de borracha.
3.
Banhos
Espaços voltados a higiene pessoal, estética, banhos e massagens.
4.
Corpo
Três salas: Uma para ensaios de grupos artísticos (dança/teatro), outra sala para aulas e experimentações corpo-movimento das crianças, jovens e adultos (podendo ter ou não um orientador ou atividade programada), uma sala para meditação.
4.
Música
Três Salas: uma para ensaio de grupos (mini-estúdio)
5.
Ateliê

6.
Biblioteca

7.
Brinquedoteca

8.
Terra
Área Verde, ciclovia, horta, viveiro, parquinhos, animais?
9.
Palco/Auditório
Espaço reservado para o diálogo, troca de experiências, apresentações, debates e palestras

Cada módulo teria um coordenador e colaboradores/instrutores – pessoas que possam a observar, ajudar, estarem presentes.

 REFERÊNCIAS/POSSÍVEIS COLABORADORES

Projetos e Ideias Inspiradoras:
- Fundação Casa Grande (http://www.fundacaocasagrande.org.br/);
- Música para Crianças (musicalizacaoinfantilunb.blogspot.com.br)
- Escola da Ponte
- Ecovila
- Comunidades de Prática


- Ana Thomaz (desescolarização) http://www.youtube.com/watch?v=QveTf5DekIo
- Filme: Educação Proibida
- http://www.inctinclusao.com.br/encontro-de-saberes/encontro-de-saberes
- Educação Ativa
- Educação Domiciliar

Espaços Inspiradores:
- Clube Amygo,
- Parque Olhos d´água,
- Campus UnB

Livros e Textos Inspiradores:
- Ócio Criativo (Domenico de Masi)
- Seu Zé, Qual a sua didática? (Valéria Lehmann)

ETC. ETC. ETC.

TUDO EM CONSTRUÇÃO...

agora é por pra frente o RODADEVIVÊNCIAS...

sexta-feira, 21 de junho de 2013

SOLUÇÕES PARA DIAS SEM SONO



Dia de jogo do Brasil.
A neném quer dormir.
De um lado o prédio em reforma, de outro, buzinas e mais buzinas.
A neném quer dormir.
Como muitos bebês, Ceci dorme com música, batuques, conversas e demais barulhos contínuos. O problema é uma buzina vez ou outra ou um grito de Gol vindo da rua contrastando com o silêncio aqui de casa.
Lembro atravessar a rua no carnaval com o bloco da ‘Tesourinha’ no meio dos músicos, tocando e dançando com meu marido e João dormindo profundamente em seu colo.
Seguindo essa lógica, talvez uma solução para Ceci dormir é ir com ela a uma manifestação. Na muvuca ela dorme. Melhor na Marcha das Crianças! De preferência contra a PEC 37.