Crianças, Cuidado!

Crianças, Cuidado!
Amor de mãe, amor de irmãos

segunda-feira, 27 de maio de 2013

DEUS NOS ABENÇOE



Há uns dias busco encontrar a agenda em que anotei uma frase que vem sondando meus pensamentos. Na verdade a lembrança de sua mensagem, já que não encontro a agenda e não lembro com precisão como era tal frase nem seu autor.

- Quanto maior a miséria do homem maior a Misericórdia de Deus. Onde há mais ódio e violência é onde também se manifesta (ou poderá se manifestar) com mais intensidade Seu imenso Amor. - Mais ou menos é essa a ideia da frase, que, pelas minhas lembranças diz respeito a algum escrito do Papa João Paulo II e com relação a diferentes assuntos, dentre eles a questão das guerras no mundo.

Enfim soa como um consolo. Me traz esperança.

Aqui em casa nossos conflitos conjugais são frequentes. Pequenas brigas e grandes discussões desgastam bastante. Ainda mais com dois bebês. Os pequenos não têm culpa alguma e acabam absorvendo aquele mal-estar.

Em alguns momentos procuro pensar que tenho três filhos, sendo o que dá mais trabalho, o mais velho (meu marido). Certamente Dani também tem suas queixas a minha pessoa. Sei delas e ele sabe das minhas. Somos jovens. Já temos dois filhos. Tudo muito rápido. Ainda imaturos.

Ontem, depois de uns dias tensos, cheios de desentendimentos entre nós Dani acorda falando que passou a noite pensando em uma coisa. Eu achando que ele iria dizer algo para tentar entender o porquê das nossas discussões e buscar uma reconciliação, ele manda: “Estou pensando em como vai ser o esquema tático do Barcelona agora com o Neymar.”.

Não sei se é pra rir ou pra chorar.

Sei que muitas vezes eu choro, engulo muito choro também. Fico aflita, triste, cansada, cheia de culpa. Penso nas crianças. Elas não precisariam presenciar os momentos de raiva. Procuro entender os motivos da manifestação de tanta raiva. Tem vezes que é desesperador. Acho que não vai mais dar... Tamanha nossa implicação um com o outro. Quanto mais tento perdoar, mais vejo que não consigo.

Mas, quando menos se espera (ou mais se espera) acontece uma inexplicável paz no coração.

Sim, é Deus. É sua graça, seu amor, sua misericórdia.

Consigo então enxergar as maravilhas que tenho vivido. Por vezes esqueço que cada respiração é um milagre. Esqueço de ser grata.

Então rio. Riso de felicidade, mesmo com tantas tribulações.

Como disse São Paulo (leitura da missa de ontem):

“... a tribulação gera a constância, a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança...” (Rm 5, 3-4)

Temos muito a crescer juntos. Com a graça de Deus. O casamento necessita dessa constância. E, como sempre se ouve falar... Deus não dá uma cruz maior que nossa capacidade de carregá-la.

Que Deus nos abençoe
Abençoe todas as famílias

Rezem por nós.

2 comentários:

  1. Fantástico! É justamente aí que a misericórdia de Deus se manifesta e deve ser por vocês percebida não por seus esforços e sim por uma estreita confiança Nele que tudo pode. Diria que a constância na oração, a Sagrada Eucaristia, a prática do perdão e a percepção do carinho de Deus por vocês até nas mais terríveis provações, será motivo de santificação dos dois, aliás, dos quatro. O Senhor vos ama muito e é por isso que coloca tais acontecimentos em vossas vidas, pois é isso que vos faz buscar estar em comunhão com Ele. Coragem porque a vida é uma luta que só acaba quando fecharmos nossos olhos no caixão, e como o Pe. Fredy já falou em alguma de suas homilias, é importante combater o bom combate... sem esse detalhe do amor de Deus para convosco, estariam vocês como que auto-suficientes e olhando para seus próprios umbigos cheios de soberba. Ânimo! O Senhor vos chama à santidade no matrimônio e à cultivar a Igreja doméstica! Grande abraço à todos, a Paz.

    ResponderExcluir
  2. Valéria, li em algum lugar o seguinte: que devemos escolher um charmoso papel de carta e nele registrar como conhecemos nosso amor e quais as motivações que nos levaram a querer escolhê-lo para que ele fosse nosso companheiro. Então, nos momentos de angústia e de desânimo, nós poderíamos reler aquilo tudo e nos revigorar. É lógico que a comunicação é importante, e que o diálogo fundamental. Mas antes do diálogo é preciso que nos inundemos daquele amor que nos moveu para esse encontro de almas. Vocês de fato são super-jovens, mas isso também é lindo. Importante que os filhos não impeçam de vocês se sentirem um casal. Vai dar tudo certo...

    ResponderExcluir